dominio do cerrado

Localização e clima

O domínio dos cerrados está localizado predominantemente na região Centro-Oeste do país, sendo considerado o representante sul-americanos das savanas africanas.

O Cerrado ocorre sob influência do clima tropical, que tem como característica uma alternância climática durante o ano, marcado por duas estações bem definidas: um verão úmido e um inverno seco.

Climograma do clima tropical.

Relevo e hidrografia do domínio dos Cerrados

O relevo predominante no domínio dos cerrados são os planaltos, que tem como uma de suas formas mais características na região as chapadas, marcadas por possuírem um topo plano e bordas com declividades acentuadas.

Chapada dos Guimarães no estado do Mato Grosso.

Os rios do domínio dos cerrados são perenes em seus cursos principais e secundários, com o desaparecimento de alguns cursos nas vertentes durante o período seco. Pela posição do domínio na parte central do país e devido as altitudes elevadas dos planaltos, a região funciona como uma caixa d’água, onde surgem inúmeras nascentes que distribuem suas águas pelo pais, como os rios Tocantins e Araguaia, além do rio Xingu, afluente do rio Amazonas.

Vegetação do domínio dos cerrados

A vegetação do domínio dos cerrados possui uma fisionomia característica, formada predominantemente por uma vegetação arbustiva e bem espaçada, capazes de resistir e sobreviver nos solos pobres da região. As árvores apresentam um formato tortuoso, com galhos e troncos retorcidos, que segundo hipóteses, tem essa feição devido a alta toxicidade e baixa fertilidade do solo, além da sazonalidade do clima tropical.

As árvores epaçadas do Cerrado, com troncos finos e retorcidos.

Apesar dessa característica marcante, o cerrado é formado por áreas de diferentes fisionomias onde a formação arbórea e arbustiva decresce gradualmente. Essa mudança ocorre devido a disponibilidade de água do lençol freático além das condições do solo e da ação das queimadas.

Veredas, uma das fitofisionomias do cerrado. Fonte: Commons Wikimedia.

Durante a estação seca, a vegetação do cerrado com suas raízes profundas que podem chegar a mais de 15 metros, obtém água no lençol freático que ocorre muito próximo a superfície, fazendo com que exista água permanentemente.

Referência bibliográfica

AB’SÁBER, Aziz.Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO