A superfície da Terra é formada por materiais consolidados, as rochas, conhecidas popularmente como pedras e também pelos solos, materiais inconsolidados como a terra que encontramos no jardim, a areia da praia e dos parquinhos. Ambas são constituídas por associações de minerais.

As rochas são formadas por uma associação um ou mais minerais, que são elementos naturais, sólidos, homogêneos, de composição química definida, normalmente formado por processos inorgânicos e que em condições geológicas ideais, possui uma organização atômica ordenada.

Quartzo, o segundo mineral mais abundante na Terra, encontrado nas rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. A maior parte da areia existente na Terra é formada por este mineral.
Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/541858

Quando um mineral ou rocha apresenta uma importância econômica e é encontrado em quantidades viáveis para exploração, temos o minério. O cobre pode ser encontrado naturalmente em alguns tipos de rochas, mas só será reconhecido com um minério quando concentrado em quantidades elevadas possibilitando sua extração na natureza.

Podemos dividir as rochas em três grupos de acordo com sua formação na natureza: magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Rochas magmáticas

As rochas magmáticas tem sua formação a partir do resfriamento e da solidificação do magma, que é o material rochoso fundido encontrado no interior da Terra. Quando esse resfriamento ocorre na superfície, a rocha magmática é do tipo extrusiva ou vulcânica. Já, quando ocorre no interior da Terra, a rocha magmática será do tipo intrusiva ou ígnea.

A rocha magmática extrusiva possui um resfriamento rápido, fazendo com que os minerais não cresçam e portanto não sejam visíveis, diferente das rochas magmáticas intrusivas, que possuem um resfriamento lento, o suficiente para que os minerais cresçam e fiquem visíveis.

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são formadas a partir da compactação e/ou cimentação dos sedimentos originados pelo intemperismo (decomposição ou desintegração natural de rochas e solos) provenientes de rochas preexistentes. Esta rocha preexistente pode ser do tipo magmática, metamórfica ou até mesmo sedimentar.

Os sedimentos são depositados em camadas e se unem em um processo chamado de litificação ou diagênese, que ocorre a partir da pressão dos sedimentos depositados em camadas, compactando e cimentando esses sedimentos até originar a rocha sedimentar.

No volume total de rochas presentes no planeta Terra, as sedimentares correspondem a apenas 5%, contra 95% de rochas cristalinas (magmáticas e metamórficas). Considerando a exposição das rochas na superfície, as sedimentares correspondem a 75% e as rochas cristalinas correspondem a 25%.

Arenito no Antelope Canyon localizado no estado do Arizona, Estados Unidos.
Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/664788

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são resultantes da metamorfose, ou seja, transformação das rochas preexistentes. Essa transformação ocorre devido um aumento na pressão e na temperatura, sem que se atinja o estado de fusão de seus minerais.

As principais rochas metamórficas são resultantes de grandes eventos geológicos como a formação de cadeias montanhosas, que são os metamorfismos regionais. A metamorfose também ocorre em escala local, quando uma rocha é submetida a altas temperaturas em contato com uma câmara magmática. Em zonas de falhas, o aumento da pressão transforma as rochas pelo metamorfismo dinâmico.

Se as temperaturas durante o metamorfismo atingirem temperaturas em torno de 700-800ºC, ocorre o processo de fusão, originando o magma.

Taj Mahal, monumento construído em mármore, uma rocha metamórfica. É o cartão postal da Índia e um dos Patrimônios Culturais da Humanidade.
Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/955550

Esquema do ciclo das rochas

Para facilitar a compreensão do assunto, confira abaixo o esquema gráfico do ciclo das rochas.

Esquema gráfico do ciclo das rochas.

Referências

TEIXEIRA ET AL. 2000. Decifrando a Terra. Editora Oficina de Textos. Série Textos Básicos de Geociências. Ed. Edgard Blücher e EDUSP.

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