Os três simuladores interativos abaixo foram elaborados pelo Astronomy Education at the University of Nebraska-Lincoln. Neles, é possível ver o movimento aparente do Sol na Terra, as horas de luz do dia no decorrer do ano e os movimentos diários e anuais do padrão da luz solar.

Ele foi desenvolvido em formado Adobe Flash, que deixou de ser integrado ao Google Chrome e outros navegadores a partir do início de 2021.

Mas não precisa se preocupar! Ainda é possível executar arquivos flash diretamente em seu computador.

Para usar os simuladores, faça o download do Flash Player Projector da Adobe. Em seguida, baixe os arquivos “.swf” abaixo:

Simulador do movimento aparente do Sol

Neste simulador é possível ver o movimento aparente do Sol, configurando a sua localização latitudinal na Terra. Além disso é possível ver os planos da eclíptica e a declinação solar. É um simulador muito bom para explicar a o movimento aparente do Sol nos diferentes hemisférios.

Simulador do movimento aparente do sol.

Após abrir o Flash Player Projector, clique em “Arquivo”, em seguida “Abrir”, e procure o arquivo baixado com o nome sunmotions.swf. Pronto! Você já pode usar o simulador.

Simulador de horas da luz do dia

Com este simulador, é possível ver a quantidade de horas de luz solar que uma determinada região da Terra recebe em um dia em diferentes épocas do ano. Você pode posicionar a latitude onde deseja, e ver as mudanças da quantidade de horas, alterando também a data do ano. Este simulador ajuda a explicar a adoção do horário de verão em alguns países e também o chamado “Sol da meia noite”.

Simulador de horas da luz do dia.

Após abrir o Flash Player Projector, clique em “Arquivo”, em seguida “Abrir”, e procure o arquivo baixado com o nome daylighthoursexplorer.swf. Pronto! Você já pode usar o simulador.

Simulador da luz do dia no planisfério

Este simulador exibe um planisfério onde é possível ver os movimentos diários e anuais do padrão de distribuição da luz solar.

Simulador da luz do dia no planisfério.

Após abrir o Flash Player Projector, clique em “Arquivo”, em seguida “Abrir”, e procure o arquivo baixado com o nome daylightsimulator.swf. Pronto! Você já pode usar o simulador.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock