O jogo batalha naval consiste em adivinhar através de uma sequência de números e letras em uma malha de quadros, onde estão os equipamentos da esquadra naval do adversário. Este jogo é antigo, e foi praticado por muitos anos utilizando-se somente de lápis e papel, até ser comercializado em 1931 como um jogo de tabuleiro.
Para o ensino de coordenadas geográficas, que muitas vezes é algo abstrato para os alunos, o jogo batalha naval serve como uma ferramenta prática e lúdica para o tema. Como se trata do ensino de Geografia, aqui nosso tabuleiro sera o planisfério, não se restringindo apenas aos oceanos. Além disso, ao invés de usarmos uma sequência de números e letras, utilizaremos valores de latitude e longitude.
Batalha naval e terrestre com coordenadas geográficas
O jogo foi elaborado em um planisfério, com a latitude e longitude variando em 10º. Cada jogador receberá uma folha e irá distribuir seu arsenal de armamentos terrestres e sua esquadra naval, pintando os quadrinhos conforme o formato e a quantidade que representa cada equipamento, com indicado na folha do jogo.
Após distribuído os armamentos terrestres e a esquadra naval, o jogo pode ser iniciado. Cada jogador irá disparar 3 tiros, ou seja, 3 indicações de coordenadas geográficas. Essas coordenadas deverão ser anotadas no próprio mapa de modo que sinalize o tiro disparado.
Caso a coordenada coincida com um dos quatro cantos de um equipamento do adversário, este terá que notificar o jogador. O equipamento só é destruído por completo quando todos os quadrinhos forem acertados. O adversário pode informar o erro do jogador utilizando as expressões “água” ou “terra”, quando o tiro incide em uma área oceânica ou continental respectivamente, sem acertar um equipamento. Ganha quem eliminar todos os equipamentos, ou caso seja estipulado um tempo, a maior quantidade de equipamentos eliminados ou atingidos.