O português brasileiro ao longo de sua história, incorporou termos indígenas, como do tupi, e também de línguas africanas, sobretudo do quicongo, quimbundo e umbundo, do francês, do castelhano, do italiano, do alemão, do inglês e do árabe.
Esta variante do português, a mais falada no mundo, apresenta dentro de nosso território com mais de 200 milhões de habitantes, uma diversidade de dialetos e sotaques (mapa abaixo).
Dialetos do português brasileiro
Localingual
O site Localingual desenvolvido pelo ex-engenheiro de softwares da Microsoft, David Ding, apresenta um mapa interativo onde é possível ouvir trechos de pessoas do mundo todo, inclusive do Brasil, pronunciando o nome do país em questão. Os dialetos também estão presentes!
Localingual
Escute os dialetos do português brasileiro e explore as variedades linguísticas da Europa, como o Catalão e o Basco na Espanha, o Flamengo na Bélgica e muitos outros.
Basta clicar no país de seu interesse, e no lado direito do site irá aparecer um menu. Clique nas carinhas, onde há vozes masculinas e femininas, e escute a língua ou o dialeto local. É possível contribuir com o site, gravando sua voz. Para isso clique no microfone no canto superior direito.