Já pensou visualizar um mapa onde fosse possível comparar visualmente o tamanho da população de cada parte do mundo? O projeto Human Terrain tornou isto realidade!
Desenvolvido com o Google Earth Engine, o mapa da população mundial em 3D permite visualizar a densidade demográfica através de um gráfico de barras utilizando dados de 2015. Com o mapa, é possível comparar os dados atuais da população de cada parte do mundo com dados de 1975 e 1990, exibindo as mudanças de crescimento e declínio populacional.
Explore o Human Terrain
Para o estudo da evolução da população mundial e do crescimento urbano em países desenvolvidos e em desenvolvimento, o Human Terrain oferece uma ótima ferramenta ao permitir a comparação entre diferentes épocas. Analisando por exemplo a cidade de Lagos na Nigéria, que em 2100 irá se tornar a maior cidade do mundo, visualiza-se um rápido crescimento entre os anos de 1975 e 2015, capaz de nos comprovar esta tendência.
Os mapas tradicionais de densidade demográfica nos dão uma ótima ideia de como a população é mal distribuída ao longo do globo terrestre. Porém, podemos utilizar o Human Terrain para a mesma finalidade com um efeito visual ainda melhor, contando com um cálculo do total da população residente no enquadramento em que o mapa estiver na sua tela.
Por exemplo: no enquadramento que engloba a Ásia Meridional, Sudeste Asiático e Extremo Oriente, onde encontram-se os países mais populosos do mundo como China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão, totaliza-se a metade da população mundial! Vemos também de maneira mais didática alguns contrastes, como áreas de extremo adensamento populacional na planície Indo-Gangética, além dos vazios demográficos das áreas montanhosas e desérticas da China.
O Human Terrain apresenta uma riquíssima ferramenta didática com o mapa da população mundial em 3D. Apresentamos aqui alguns exemplos para análises de estudos demográficos e de urbanização. Poste nos comentários mais possibilidades para utilização deste site.