furacao_ciclone_tufao

Os furacões, tufões e ciclones são todos tempestades tropicais, mas eles são conhecidos por nomes diferentes dependendo do local de ocorrência. No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. Se o mesmo tipo de perturbação ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão. E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico

Tempestades tropicais

furacao_ciclone_tufao

Na Índia e Austrália (Pacífico Sul e Oceano Índico), as tempestades oceânicas são chamadas de ciclones. No Japão e na Indonésia (noroeste do Pacífico), tufões. E na América, a denominação mais comum é furacão. Os tornados, que muitas vezes são confundidos com as tempestades tropicais, são fenômenos completamente diferentes. Eles se formam no continente e são menores, porém imprevisíveis e portanto, mais destruidores.

As tempestades tropicais são circulações depressionárias que se desenvolvem na maior parte dos oceanos tropicais. Quando a velocidade dos vento atingem 74 milhas por hora (119 km/ h) ou mais, ele é classificado como furacão, tufão ou ciclone tropical, dependendo de onde a tempestade se origina no mundo.

Como se forma e quando ocorre?

Algumas condições são fundamentais para a formação das tempestades tropicais:

  1. Águas oceânicas com temperaturas superiores a 26,5 °C
  2. Um distúrbio atmosférico, geralmente uma área de baixa pressão que entra em contato com o ar frio
  3. Baixa diferença na velocidade e/ou na direção do vento, o que significa que a velocidade do vento deve ser consistente em diferentes altitudes.

As tempestades tropicais iniciam-se como um distúrbio atmosférico de baixa pressão. O vento se move das áreas de alta pressão para a área de baixa pressão. As altas temperaturas da água do oceano aquecem este ar, que se eleva no centro da tempestade em desenvolvimento, condensando-se e causando trovoadas.

Originam-se então as correntes de convecção, ou seja, o ar frio que é mais denso e possui uma pressão maior, ocupa o espaço deixado pelo ar quente e úmido que subiu, que também se aquece e sobe em movimentos circulares. Ocorre  uma retroalimentação, onde o ar quente e úmido proveniente do oceano funciona como um combustível, abastecendo este sistema.

Apesar das tempestades tropicais terem ocorrência durante todo ano, os furacões são mais comuns entre 1 de junho a 30 de novembro, os tufões de maio a outubro e os ciclones entre novembro e abril.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO