furacao_florence_isaac_helene

O furacão Florence que colocou a costa sudeste dos EUA em alerta e obrigou 1,5 milhões de pessoas a deixarem suas casas, já é considerado uma das tempestades mais intensas de décadas. Os estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul estão entre os mais ameaçados, já que a expectativa é que o furacão chegue em terra em um ponto entre estes dois estados.

Além do Florence, outros dois furacões estão se movendo pelo Atlântico: o Isaac e o Helene. Estes furacões são classificados respectivamente nas categorias 1 e 2, abaixo da categoria do Florence, que pode atingir a categoria 5, capaz de causar efeitos devastadores como já causou no passado ao estado da Carolina do Norte, resultando em 49 mortes e um prejuízo de 7 bilhões de dólares no ano de 1989. Os furacões podem ser vistos no mapa abaixo, extraídos do site Windy.

furacao_florence_isaac_helene

Windy

O site Windy além de permitir verificar a formação dos furacões através da opção “Ventos”, permite identificar uma série de outros elementos climáticos como temperatura, precipitação, umidade e nuvens, além de fornecer um radar de trovoadas e movimento das ondas.

Segundo o INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, um furacão é o “nome dado a um ciclone tropical de núcleo quente, com ventos contínuos de 118 quilômetros por hora (65 nós), ou mais, no Oceano Atlântico Norte, mar caribenho, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico. Este mesmo ciclone tropical é conhecido como tufão no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico”. Esses ciclones podem ser classificados, com relação à sua intensidade, como perturbação tropical, depressão tropical, tempestade tropical, tufão e furacão – que, por sua vez, tem 5 níveis de intensidade, sendo o 1 mais brando e o 5 mais forte.

Nesta época de temporada de furacões, é possível visualizar neste site as tempestades tropicais que estão se originando no Atlântico, que neste ano, estão surpreendendo os meteorologistas. Na atual temporada, ocorreram 7 tempestades tropicais das quais “Beryl”, “Chris” e “Florence” se transformaram em furacões.

A temporada de furacões do Atlântico ocorre anualmente, de 1 de junho a 30 de novembro, quando acontece a formação dos furacões. Embora possam ocorrer em qualquer época do ano, 97% dessas atividades tropicais aconteceram nestes 6 meses entre 1851 e 2013.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO