Simuladores Astronômicos

Deixe um pouco de lado o globo terrestre e a lanterna e confira este simulador interativo do movimento de translação da Terra! Este simulador interativo foi elaborado pelo Astronomy Education at the University of Nebraska-Lincoln, onde você encontra uma série de simuladores que irei publicar aqui na TudoGeo para facilitar seu acesso e uso das ferramentas.

Simulador da eclíptica e estações

O simulador do movimento de translação da Terra foi desenvolvido em formado Adobe Flash, que deixou de ser integrado ao Google Chrome e outros navegadores a partir do início de 2021.

Mas não precisa se preocupar! Ainda é possível executar arquivos flash diretamente em seu computador.

Para usar o simulador do movimento de translação da Terra, faça o download do Flash Player Projector da Adobe. Em seguida, baixe o simulador neste link em formato “.swf”.

Após abrir o Flash Player Projector, clique em “Arquivo”, em seguida “Abrir”, e procure o arquivo baixado com o nome eclipticsimulator.swf. Pronto! Você já pode usar o simulador

Como utilizar o simulador de translação da Terra

A primeira e maior tela a esquerda, exibe a Terra e o plano da eclíptica, sendo ela totalmente manipulável com os movimentos do mouse. Arrastando a Terra pela eclíptica, é possível ver o avanço dos meses do ano, na barra inferior, ou caso deseje, é possível iniciar uma animação automaticamente clicando em start animation.

Simuladores Astronômicos
Simulador do movimento de translação da Terra

Ao lado direito, no quadro superior, é possível manipular a latitude pelo bonequinho além de poder observar o ponto de maior incidência da radiação solar. Ao alterar a latitude, vemos que varia no quadro abaixo, o ângulo de incidência da radiação solar.

Veja o uso do simulador na prática para a correção da questão do ENEM 2021 sobre o Movimento de Translação da Terra.

Este simulador é perfeito para entender as estações no solstício e equinócio, além de ajudar a compreender as zonas climáticas da Terra e também, eventos como o “Sol da meia noite” nos polos.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO